quarta-feira, 16 de maio de 2018

Questionamentos mais frequentes que fazemos todos os dias


















Quais são as perguntas mais frequentes que vocês se fazem todos os dias ou quase todos os dias?

São perguntas existenciais, imaginárias, secundárias, reais, matrimoniais, profissionais?

Existem muitas perguntas que nos fazemos ao longo da vida e algumas se tornam frequentes com o passar do tempo ou desaparecem, dependendo da nossas experiências e maturidade. 

Vou listar algumas perguntas para vocês conferirem se algumas delas se comparam com as que vocês têm se feito ultimamente.

Mas não vou simplesmente listar as perguntas, vou respondê-las de acordo com o que Deus nos ensina em Sua Palavra.

- Não entendo o porque Deus permite que tantas coisas ruins acontecessem comigo e no mundo.

Essa é uma das perguntas clássicas que nos fazemos até que conheçamos realmente a Deus e a nós mesmos aí então paramos de nos fazer essa pergunta.
Quando estamos decididos a fazer algo, não perguntamos a Deus o que Ele acha ou se aquilo será bom para nós. Vamos, fazemos, está dando errado, mas nós insistimos até que nos arrebentamos e só depois quando as coisas não saem como esperamos, quando está tudo destruído, quando "a casa caiu" é que nos lembramos de Deus, mas não para reconhecer que erramos ao não consultá-lo e pedir perdão, mas para responsabilizá- lo por nossa ruína e queremos que Ele saia "limpando nossa sujeira", nossos equívocos, nossos atos de rebeldia como se o Senhor fosse o nosso servo. Afinal de contas, quem é o Senhor e quem é o servo?

A Bíblia diz, em Gálatas 6:7 algo muito sério: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também colherá. 

Nós agimos pela nossa cabeça, fazemos as coisas com a força do nosso braço, endurecemos nosso coração a Deus e depois ainda questionamos Deus por ter permitido que algo de ruim acontecesse na nossa vida quando, na maioria das vezes, nós estamos apenas colhendo o que plantamos. Ninguém pode plantar desobediência e querer colher a generosidade de Deus; não se pode plantar maldade e querer colher bondade; não se pode plantar erro e querer colher acertos e vitórias, não se pode maltratar a família, negligenciar o cuidado com os filhos, desobedecer a Deus constantemente e depois querer a família seja unida e feliz, os filhos perfeitos e o favor de Deus. Ninguém pode brincar com Deus. A colheita pode demorar, mas é certo que ela vem e, muitas vezes, ela vem quando não temos mais saúde, nem força nem preparo para suportá-la.
Porém, a Bíblia nos alerta que há uma saída. Nós podemos nos humilhar, orar e buscar a face de Deus e nos convertermos dos nossos maus caminhos e assim Ele nos ouvirá, nos perdoará e sarará a nossa vida.



- Devo ter feito algo muito grave para merecer passar por isso.

Tem gente que quando passa por algum problema sério diz a seguinte frase: "acho que  joguei pedra na cruz para estar passando por isso"...

Muitas situações adversas que passamos são resultado das nossas próprias escolhas, no entanto algumas são coisas da vida que todos temos de passar, portanto as passemos com dignidade, firmados em Deus e confiando que Ele está no controle de todas as coisas e que Ele está conosco em todos os momentos.


- Não, isso eu não posso fazer, é impossível.  

O que limita você? 
Às vezes pensamos que pessoas ou situações nos impedem de crescer, de avançar, de fazer coisas que queremos e sonhamos, no entanto, na maioria das vezes somos nós mesmos que colocamos um limite, uma barreira intransponível, nos acomodamos a situações e é mais fácil colocar a "culpa" em pessoas e em situações. 

Se realmente são situações, falta de oportunidades ou seja lá o que for que está segurando você, peça a Deus e entregue sua vida, suas escolhas, seus sonhos nas mãos de Deus e Ele abrirá portas, endireitará os caminhos, criará oportunidades. 

Mas, se o problema for você, será necessário uma mudança interna, uma mudança de pensamentos, de sentimentos e de atitudes. Talvez seja necessário um "desapego" de coisas acumuladas, de "entulhos emocionais", de questões do passado que você vem guardando como algo de estimação que não quer largar, entretanto é preciso para que você cresça, para que você avance porque essas questões do passado e esses "entulhos" estão impedindo que você e sua família tenham uma vida mais abundante.
Desapegue de sentimentos negativos, das mágoas, dos acontecimentos passados e de tudo aquilo que traz prejuízo para você e para sua família. Se for preciso perdoar, perdoe; se precisar chorar, chore;  se precisar pedir perdão, peça, seja humilde.

Lembre-se: Tudo é possível ao que crê!

Tenha coragem e bom ânimo, não temas porque o Senhor nosso Deus está conosco! Ele e somente Ele é o nosso refúgio e fortaleza.

Deus deseja fazer coisas novas em nossas vidas, mas devemos estar preparados, devemos entender que o que o Senhor tem pra nós é algo maior e melhor daquilo que pedimos ou pensamos.

Não queiramos ser mais justos que Deus. Se Deus nos deu uma nova vida, uma nova oportunidade aceitemos e não desperdicemos.   

Ao invés de questionarmos por que não nos levantamos e começamos a tomar atitudes pautadas na orientação de Deus, conforme a vontade de Deus?

Que o Senhor nos ajude e nos ensine a confiar nele mesmo nas maiores dificuldades, mesmos em tempos de crise, mesmo em meio à dor, mesmo em meios à tempestade, porque os que confiam no Senhor serão como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre. Os que confiam no Senhor correrão e não se cansarão, voarão como as águias, renovarão as suas forças, serão guiados pelas águas tranquilas, serão consolados e cuidados em todos os seus dias.

Deus é maior do que todos os nossos problemas!

Deus é maior do que tudo!

Deus é maior!!!!







quinta-feira, 10 de maio de 2018

Salpique "açúcar" nos momentos amargos
























Quando nos deparamos com aquele pudim de leite maravilhoso ou com uma fatia de bolo delicioso ou uma colher bem farta de nutela ou uma taça de sorvete ou pode ser paçoca, ai que delícia.... não conseguimos resistir. A vontade de comer doces é tão grande que é quase como uma necessidade vital.

Os médicos explicam a necessidade que o corpo tem de consumir açúcar. Nosso corpo precisa de energia e o açúcar é o principal alimento do cérebro, além disso, dá uma sensação de prazer  e funciona como defesa contra o estresse. 

Nada como um doce para adoçar o nosso dia e trazer alegria.

Estava pensando que podíamos adoçar nossa vida com doses homeopáticas de açúcar, mas nao o açúcar branco, fino e doce, mas com a doçura das nossas atitudes e dos nossos sentimentos.

Por que conseguimos ter paciência e tratar bem nosso chefe, nossos amigos, as pessoas "de fora", mas não temos um minuto de paciência e gentileza com nossa família?

Será que temos dupla personalidade, somos uma pessoa na rua e outra em casa?

Temos de tratar todas as pessoas com gentileza e paciência; 

Devemos espalhar rastros de afeto, atos de compreensão, palavras de incentivo, toques de generosidade.

Precisamos tirar o amor da teoria e colocá-lo em prática, colocá-lo em ação.

Fazer aos outros somente aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.

Andar de mãos dadas com o sorriso tornando o dia leve e tranquilo.

Ter a coragem de encarar a vida com otimismo e singeleza.

Valorizando o que tem real valor e enxergando da vida toda a sua beleza.

Voar, voar  bem alto nos é concedido.

Alcançar as alturas, sobrevivendo às amarguras.

Nos dias amargos e sombrios acenda a chama da esperança.

Entenda que não há mal que dure pra sempre.

Então, apenas,

Salpique "açúcar" nos momentos amargos.

Torne o dia e a vida de alguém doce e você verá como não só o seu dia melhorará, mas tudo será diferente..






quinta-feira, 3 de maio de 2018

Um lugar pra chamar de seu



















Há uma música antiga que diz, em algumas frases, o seguinte:
"Eu quero uma casa no campo onde eu tenha a certeza dos amigos do peito e nada mais,
onde eu possa ficar no tamanho da paz,
onde eu possa plantar meus amigos, meus livros e discos e nada mais...."

Tem momentos em nossas vidas que desejamos tranquilidade, pensamos que se mudarmos de emprego, de casa, de cidade, de estado, de país, as coisas vão melhorar, as inquietações da nossa alma vão cessar, as decepções, as desilusões e as angústias se tornarão em alegria, as turbulências acalmarão e far-se-à paz, mas que pensamento tolo.

Então imaginamos um novo lugar, um novo lar, um novo cenário, novas experiências, novos dias, novas memórias, uma nova história..

Mas será que mudando de lugar as coisas vão melhorar?

Será que em um novo lar as inquietações da alma irão cessar?

Afinal de contas, poderíamos zerar as lembranças dolorosas? Poderíamos apagar as desilusões e decepções da vida? Poderíamos, por acaso, pôr fim às nossas dores, angústias e descontentamentos?  E tudo isso poderíamos fazer simplesmente mudando de endereço?  É claro que não!!!

Não importa pra onde formos, o que nos aflige está dentro de nós e isto nós vamos levar conosco mesmo que mudemos pra bem longe.

Mas podemos ter um lugar pra chamar de nosso, onde nada nem ninguém pode nos atingir, onde nenhum problema é grande demais, onde há refrigério e paz, onde os sonhos podem se tornar reais, onde há consolo e contentamento, onde há vitórias e livramentos, onde a esperança não morre. Esse lugar é em Deus, um lugar escondido com Cristo em Deus.

Pode ser no nosso quarto ou na sala ou no banheiro ou qualquer lugar que fiquemos a sós com Deus. Um lugar onde podemos nos derramar aos pés do Senhor, contar todas as nossas fraquezas e dores sem nos preocupar com o que vão pensar, chorar, lavar a nossa alma, abrir nosso coração, buscar solução para os nossos problemas, buscar a cura e o bálsamo, buscar conselho, encontrar alegria, paz e calmaria.

O melhor lugar para estar é nos braços do nosso Deus, o nosso Pai.

Pode ser que nesse desejo de mudança, a mudança deva acontecer dentro de você.

E essa mudança acontece à media que você se aproxima mais e mais de Deus.

E à medida que você se achegue a um lugar pra chamar de seu, um lugar que seja um lugar de encontro entre você e Deus.