Muitas pais afirmam amarem seus filhos igualmente, no entanto, na realidade isso é bem diferente.
Os pais dizem que amam todos os filhos igualmente, que os tratam e os educam de igual modo e que dão os mesmos direitos a todos, contudo, o favoritismo a determinado filho é evidente.
O que acontece é que os pais por terem maior afinidade com um dos filhos seja por seu filho ser mais obediente, ser mais inteligente, ter necessidades especiais, realizar os sonhos dos pais, ser mais carinhoso entre outras questões, o elegem como preferido em detrimento dos outros filhos dando-lhe maior consideração, privilégios, presentes, amor, carinho, atenção, elogios, satisfazendo todas as suas vontades.
O favoritismo por um dos filhos é uma falha gravíssima que os pais cometem e que torna esse filho favorito num ser arrogante, presunçoso, antipático e egocêntrico.
E com certeza esses filhos prediletos causarão desilusões e desgostos aos pais, pois os próprios pais lhe fizeram acreditar que ele era o "centro do universo" e só o que importava era a sua vontade.
Outro fator importante a se ressaltar é que esse tipo de atitude dos pais geram rivalidade entre irmãos já que os pais, com suas atitudes, deixam claro que preferem um dos filhos.
Engana-se quem pensa que as crianças não são capazes de perceber a diferença que os pais fazem entre eles e também engana-se quem acha que as crianças não se importam, a criança tem a percepção muito aguçada, muito mais do que podemos imaginar e essa preferência de um em prejuízo dos outros deixam marcas e danos emocionais para toda a vida, a criança se sente um "pássaro fora do ninho" pela falta de amor, fica revoltado, sente-se incapaz e instável na vida adulta e tantos outros distúrbios.
Através dos relacionamentos interpessoais nós evoluímos, crescemos e aprendemos e, por meio deles, desenvolvemos nossa autoestima, nossa identidade e um sentido para a vida. E como é desafiador o convívio em família, principalmente entre irmãos. Os irmãos têm papel vital, pois nesse relacionamento há troca de amor, desenvolve-se a tolerância, a comunicação, a capacidade de perdoar, o companheirismo e o amor ao próximo.
E, mais ainda, o relacionamento entre os irmãos é baseado na percepção que cada um tem de seus pais em relação a eles, sobre os pais pesa uma grande responsabilidade de dar a todos os filhos o mesmo amor e valor, o mesmo cuidado e atenção, ao passo que cada filho precise ser educado de acordo com sua capacidade e atributos individuais.
Embora os pais insistam em negar, dizendo que não é favoritismo e sim afinidade, pesquisas indicam que a maioria dos pais tem um filho favorito porque a afinidade torna-se favoritismo não tem jeito e, embora muitas pesquisas apontem que isso é normal e natural eu discordo.
É fato que filhos obedientes, carinhosos, que realizem os sonhos dos pais, que ouçam os conselhos dos pais, que atendam às expectativas dos pais são mais acessíveis do que aquele que tem gênio forte, que não ouve os pais, que é rebelde.
Mas, isso não justifica o favoritismo até porque os pais acabam perdendo a noção de justiça e dos prejuízos morais que acarretarão ao filho. Os pais, por preferirem um filho acabam por "estragá-lo" o que poderia ter sido um filho exemplar se não houvesse diferença entre os filhos.
Os pais devem permitir que os filhos tenham liberdade para desenvolver suas próprias características e habilidades e busquem o exclusivo, a sua própria identidade e não ser cópias dos pais. Os filhos são diferentes e essa diferença enriquece os relacionamentos.
Tomar alguns cuidados básicos também é recomendado: não critique seus filhos, principalmente em público; não compare os filhos; não fale mal de seus filhos para os outros; valorize cada um deles e suas diferenças; não incentive a rivalidade, a inveja e a hostilidade entre os irmãos.
Ame e proteja os filhos com a mesma intensidade.
Promova a unidade da família, unidade e diversidade isso é família.
Diga NÃO ao Favoritismo! Seus filhos agradecem!
Eu acho que os pais tem que amar seus filhos com os seus defeitos e qualidades. Tem que criar um lar de amor e união. Os irmãos tem que ser incentivados a ser amigos, unidos para que possam contar um com o outro em todos os momentos da vida. Que Deus abecoe e de sabedoria a todos os pais. Beijos.
ResponderExcluir