quarta-feira, 13 de abril de 2016

Contradições de ser bonita e inteligente


Quem disse que beleza não se põe na mesa?
A lagarta que o diga, pois em seu estado larval é rejeitada e pisada, mas quando vira borboleta é admirada e acariciada.
Como não admirar a beleza física de um ser humano? Existem pessoas tão belas que não conseguimos parar de olhar.
Quem não se encanta com a beleza de um rosto perfeito como o da atriz americana Angelina Jolie que parece que passou dez vezes na fila da beleza?
E quem não fica fascinado com a beleza de um sorriso, da natureza, das artes, da música, da dança, da engenharia, da arquitetura e tantas outras maravilhas?
A beleza tem suas vantagens, ela abre muitas portas.

A beleza é a expressão própria do belo; essência do ser que incita sensação de êxtase; equilíbrio, simetria, grandiosidade, harmonia, provoca admiração. 

Ser uma pessoa bonita tem inúmeras vantagens que inicia na escola e duram por toda a vida.
Na minha adolescência, por exemplo, chegou à escola que eu estudava uma aluna nova que havia se mudado para a nossa cidade recentemente.
Essa menina era linda, loira, alta e tinha olhos azuis lindos. De imediato ela conquistou a todos com sua beleza, a quase todos...
Os professores a tratavam como uma princesa, a ajudavam muito nas aulas e nas provas.   
Os meninos enlouqueceram a ponto de ficarem na janela da nossa sala para admirarem a nova aluna.
No entanto, a beleza também machuca e tem seus prejuízos, porque as meninas odiaram-na e a maltratavam e a deixavam de lado só porque a menina era bonita. Ela só tinha duas amigas: eu e uma outra amiga minha. A inveja é fogo...

Embora seja fato que a beleza é muito favorável, na maioria dos casos, há situações em que ela atrapalha, principalmente se a beleza for acompanhada pela inteligência.
“Um fato estranho: é fato comprovado que uma pessoa atraente e inteligente pode transmitir uma noção de que ela tem mais poder sobre o espaço à sua volta, o que pode fazer com que os outros sintam que não podem se aproximar dela, meio louco isso né? ”

Ao passo que os homens bonitos são considerados bons líderes, as mulheres bonitas têm perdido chances de emprego e promoções para cargo de liderança, simplesmente por serem bonitas e inteligentes.
Em uma das empresas que eu trabalhei a Gerente Geral fazia as entrevistas com os candidatos, se fosse homem e bonito era contratado, porém se fosse mulher bonita ela já dispensava logo porque ela não queria concorrência, eu quase não fui contratada, ainda bem que eu não era bonita que ameaçava rs, parece brincadeira, mas não é. Eu estava lá…rs.
Várias pessoas já foram discriminadas por serem bonitas e inteligentes.














Vejamos alguns exemplos de pessoas famosas:
A atriz Jéssica Biel disse que ser bonita é um problema, ela não é chamada para fazer papéis densos.
A atriz Carolina Dieckmann afirmou que queria ser menos bonita para que as pessoas valorizassem seu talento e não sua beleza.
A atriz Giovanna Ewbank afirmou sofrer preconceito por ser bonita.
O ator Kleber Toledo também diz sofrer preconceito por causa da beleza. As pessoas o rotulam dizendo: “Ele não pode ser bonito, ter o corpo sarado, fazer esporte e ainda ser inteligente...”
O ator Reynaldo Gianecchini disse o seguinte: “A beleza atrapalha. É como se por ser belo, eu não pudesse ser talentoso. ” 

Quando a atriz Ana Paula Arósio ainda era modelo, um sheik árabe se encantou com a sua beleza e tentou comprá-la como esposa, oferecendo a quantia que seus pais desejassem. Aos 15 anos de idade, quase foi raptada por dois punks em Paris. Em 1996, a atriz viu seu noivo se matar diante de seus olhos após uma crise de ciúme. Tudo isso por causa da sua beleza marcante.
  



























Não é nada fácil ser bonita e inteligente. Tem suas compensações, mas também os agravantes.
Entretanto, não importa que as pessoas sejam preconceituosas ou invejosas, não importa que elas não compreendam que a beleza é para ser admirada e a inteligência é a lucidez de entender que a vida é muito mais significativa e a inteligência distingue o homem do animal. Afinal de contas se nós optarmos por dar ouvidos às pessoas que não gostam de nós, seja pelo motivo que for, nós nem sairemos na rua, na verdade nem levantaremos da cama. É possível ser bonita e inteligente? É claro que sim!
Para concluir, como falei em um post anterior, a beleza pela beleza não é beleza é vã formosura, é vazia.
Você pode ser a pessoa mais linda do universo, mas se sua alma for tenebrosa, sua beleza de nada vale porque o que vem de dentro desencanta a beleza de fora. A aparência não define o caráter; a beleza passa, mas a inteligência permanece.
A atriz Fernanda Montenegro disse: “ a beleza só importa nos primeiros 15 minutos. Depois você tem que ter algo a mais para oferecer. ”
Portanto, a pessoa bonita e inteligente não se vale de sua beleza para conseguir algo; não usa a sua beleza como moeda de troca nem de barganha. Ela conquista as coisas com seu talento, sua inteligência valorizando o que realmente tem valor e não se importa que sua beleza ascenda a inveja das pessoas, afinal ela não tem culpa de ter nascido bonita e inteligente. rs

" Só veem belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si."      Rubem Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário