É triste demais ver que existem pessoas que têm prazer em falar mal dos outros.
E pior, muitas vezes até mentem a respeito de alguém para caluniar e denegrir a imagem dessa pessoa, por inveja.
Sabe por que existem pessoas que falam mal das outras? Porque tem alguém pra ouvir.
Cuidado! Você pode estar sendo usada como instrumento para disseminar a maldade.
Às vezes, quando alguém vem falar mal de outra pessoa para nós, pensamos que se deixarmos essa pessoa falando sozinha ou confrontá-la isso demonstrará que não temos educação ou que somos pessoas grosseiras, porém mesmo que nós somente ouçamos e não repliquemos para outros isso não nos isenta de culpa, somos tão culpados quando ouvimos quanto a pessoa que fez o comentário maldoso. E tudo começa com um comentário aparentemente inocente.
Certa vez quando eu trabalhava em determinada empresa, meus colegas de setor vieram falar mal do chefe pra mim e eu disse o seguinte: vamos chamar o chefe aqui e nós diremos isso diretamente pra ele quem sabe ele não percebeu que está aborrecendo vocês com tais atitudes e goste de ouvir o que vocês têm a dizer (fiz isso porque eles só reclamavam e criticavam tudo, mas não eram funcionários exemplares, se é que vocês me entendem). Não preciso nem dizer que eles ficaram em pânico e o assunto acabou rapidinho e todos foram fazer seu trabalho. Só sei que depois desse susto nunca mais ninguém veio falar mal de alguém pra mim novamente.
Em outra ocasião, em outra empresa, quando eu fui promovida e transferida para uma agência, passei a coordenador uma equipe composta em sua maioria por mulheres e, não é por nada, mas onde tem muita mulher junta é difícil. Certo dia uma das funcionárias veio até a minha mesa para reclamar de sua colega de trabalho. Eu ouvi tudo o que ela tinha pra dizer e quando ela terminou eu disse: já acabou? E ela respondeu que sim. Então, eu liguei no ramal da outra funcionária e chamei-a até a minha mesa. Quando esta chegou eu falei a outra que reclamara, agora fala pra sua colega tudo o que você me disse. Conclusão: nunca mais houve fofoca e reclamações naquela agência, inclusive todos queriam saber porque nossa equipe era tão unida.
É claro que esses dois fatos são pontuais e precisei atuar dessa maneira porque tinha motivos par tal, mas precisamos ouvir sim os funcionários e manter isso em segredo para não quebrar a confiança, mas não devemos alimentar as fofocas e maledicências que são destrutivas e separam os melhores amigos.
Eu não ouço pessoas que têm prazer em falar mal, caluniar e difamar alguém.
A ação de falar mal de alguém com a intenção de denegrir, deprimir e distorcer os fatos é chamada de maledicência. Essa inclinação é um falha moral, falha de caráter, característica de alguém mesquinho, infeliz, egoísta, invejoso e individualista.
E quando esse tipo de atitude adentra as portas da igreja?
Tem gente que acha que todas as "pessoas dentro da igreja" são boas e perfeitas, mas não são. Muitas pessoas vão à igreja como se fossem a um clube, outras vão para acompanhar alguém, outras porque querem algo, outras vão com algum interesse maldoso e, muitos dos que estão dentro da igreja ainda não nasceram de novo, ainda não tiveram um encontro real e verdadeiro com Cristo, não se tornaram novas criaturas em Cristo e, alguns estão engatinhando ainda e, por isso vários comportamentos da "velha natureza" ainda estão presentes na vida desses é por isso que nós devemos ajudá-los em amor orientando-os que esse tipo de comportamento já não cabe naqueles que estão em Jesus Cristo.
Em Salmos 15:1-3 está um alerta para nós:
"SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo".
É muito séria essa questão, a Bíblia é clara, ela nos alerta que o maldizente não tem parte com Deus, não herdará o Reino de Deus, como está escrito em 1 Coríntios 6:9-10:
"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus".
Portanto, se você está em Cristo você é nova criatura, as atitudes da velha natureza não tem mais lugar em sua vida.
Fuja de pessoas maldizentes e nem mesmo ouça alguém falar mal de outro.
Em 2 Timóteo 2:16 está escrito: " Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade".
E em Colossenses 3:8 está escrito: "Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca".
Se você tem falado mal da professora que cuida do seu filho para que você possa assistir o culto tranquilamente, pare já! Você sabia que metade dessas professoras não tem nem filhos e estão cuidando dos seus enquanto você as critica? Você entende que elas abrem mão de cultos para cuidarem de filhos que não são delas? Enquanto elas se doam o que recebem de agradecimento? Só reclamações e críticas. Se você não ajuda também não atrapalhe. Valorize essas queridas que fazem por amor e com amor. Se existem falhas, tudo bem, acontece com todos os seres humanos, procure olhar para as coisas boas e dê um presentinho pra elas de vez em quando.
Tem pessoas que não têm a menor noção de técnicas de canto, não têm a mínima coragem de se apresentar e falar em público, não têm disposição para se dedicar e sacrificar seu tempo e deixar coisas que podiam estar fazendo para ensaiar, se aperfeiçoar, mas critica e fala mal de quem o faz. Quanta gente fala mal das pessoas do louvor, meu Deus quanta maldade.
As pessoas nunca estão satisfeitas, nunca enxergam o lado bom, não valorizam o esforço.
Sabe por que? Porque esse mal está em seu coração, impregnado em seu interior e só a mudança promovida pelo novo nascimento é capaz de extinguir esse mal. E a mudança só acontece quando damos lugar ao Espírito Santo para que Ele entre e faça morada em nossa vida e nos limpe de tudo o que não agrada a Deus.
Se você fala mal dos outros, pare agora!!!!
Se você era ouvinte também pare agora!!!!
Não contribua para a destruição de uma vida. Porque a maledicência destrói vidas.
Deus não nos chamou pra isso.
Deus nos chamou para amarmos o nosso próximo como a nós mesmos.
Deus nos chamou para que tenhamos vida e vida em abundância, mas não existe vida na maledicência, só há vida abundante em Jesus Cristo, se andarmos como Ele andou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário