sexta-feira, 7 de abril de 2017

Família reunida à mesa é tudo de bom
















Quando eu era criança nossas refeições eram feitas em horários pré estabelecidos e todos nos reuníamos à mesa  para fazermos nossas refeições juntos, toda a família.

Não tinha esse negócio de comer assistindo TV, nem olhando o celular, tablet etc.

Nós tínhamos um momento de agradecer a Deus pelo alimento e por tudo o que tínhamos, conversávamos sobre o nosso dia na escola, minha mãe falava sobre seu dia de trabalho, meu pai evitava falar de trabalho porque ele era policial militar e não tinham coisas em seu trabalho que pudesse compartilhar com crianças à mesa, mas era um momento de união de toda a família, um momento de interação, de sentimento de pertencimento à família, fortalecimento de laços familiares, de afetividade, de risos e até brigas, mas que logo se desfaziam quando minha mãe dizia: se vocês continuarem a brigar vão pro quarto pra pensarem juntos e como nós não queríamos perder aquele momento que pra nós era muito importante logo fazíamos as pazes.

Quando recebíamos visitas em nossa casa, as conversas eram à mesa, minha mãe gostava de fazer muita comida, bolos e guloseimas para receber as pessoas e a comida era uma forma de afeto, tinha um valor afetivo em volta da mesa. Eram gargalhadas, um falatório sem fim, um divertimento, um momento prazeroso de conversas e de comilanças.

Você sabia que muita coisa sobre os filhos se descobre nos momentos de refeições?

Você sabia que seus filhos se sentem mais confiantes e aprendem mais sobre os valores quando a família faz as refeições junta?

Você sabia que o momento da refeição em família pode ser um momento de alegria?

Você sabia que o momento da refeição em família pode ser o único momento que de verdade seus filhos tem com você?

Alguns pais não tem a menor ideia de quem é seu filho porque, segundo a psicologia moderna, não se pode invadir a privacidade de seu filho e, portanto se ele quiser se trancar no quarto, comer lá e lhe impedir de entrar ele tem total direito. Como os pais mudaram de uns tempos pra cá. Como os pais se tornaram acomodados,  apáticos e permissivos diante dos seus filhos e das situações. Se os pais pensam que é melhor permitir do que confrontar, não sabem que o trabalho de agora, o confronto pode prevenir altas dores de cabeça e problemas graves futuramente. Se você ama o seu filho ignore o que dizem, Deus colocou a responsabilidade em suas mãos e não nas mãos dos psicólogos, não são eles que terão que lidar com o resultado e sim você. Amar os filhos é não ser permissivo, ao contrário, é educá-los e corrigí-los porque se as crianças não precisassem dos pais para as orientarem Deus teria criado as crianças autônomas, sem pais. Mas Deus confiou seus filhos a você pai e mãe.

Li em algum lugar que o costume de comer em família pode promover o bem-estar físico, social, emocional e nutricional das crianças bem como gerar mudanças reais na vida das pessoas. E, ainda, que dividir a mesa com pessoas amadas contribui para a saúde e a alegria e estimula o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, com melhora no vocabulário e no desempenho escolar. As refeições regulam os hábitos sociais e o comportamento do indivíduo, através de como são culturalmente representadas e realizadas. Atualmente, são bastante efetivas também para regular os hábitos alimentares, pois há indícios de que refeições em família significam melhor saúde e nutrição já que os indivíduos prestam mais atenção ao que comem.

Se pra você é difícil por causa da rotina diária puxada, invista pelo menos no jantar,  no compartilhar de ao menos uma refeição juntos em família, em ao menos um momento de prazer, de estar junto, de fazer seus filhos se sentirem que são amados, que são importantes, que são ouvidos, afinal as crianças precisam da base familiar para se tornarem cidadãos de bem , dessa maneira os filhos também confiarão nos pais e serão construídos laços afetivos invisíveis, mas indestrutíveis por toda a vida. 

Se você não tem esse costume, comece hoje. Não será fácil, mas valerá muito a pena!

Porque Família reunida à mesa é tudo de bom!





Nenhum comentário:

Postar um comentário