A Olimpíada em casa marca a história do Brasil não apenas por ser a 1ª no país e na América Latina, mas porque o Brasil fez a melhor campanha de sua história nos Jogos, quebrando o recorde de ouros: 7.
O Brasil ficou em 13º lugar no quadro de medalhas, totalizando 19 no pódio, marca inédita.
E o que falar da abertura, com quase 4 horas de luzes, fogos de artifício, coreografias e shows musicais, a abertura da Rio 2016 encantou o público do Maracanã na noite de 5 de agosto e foi muito elogiada pela imprensa internacional.
O encerramento foi carnavalesco como já se era esperado, mas não decepcionou.
O mundo teve que ser render ao talento, capacidade, garra e simpatia dos brasileiros.
Os atletas brasileiros deram um show e mostraram que são "gigantes pela própria natureza".
Tivemos inúmeros momentos memoráveis e alguns desagradáveis como a farsa dos nadadores americanos cujo protagonista Ryan Lochte culpou sua "imaturidade", ao invés de sua falta de caráter, pelo ocorrido e só pediu desculpas porque foi muito pressionado, mas na realidade ele não se arrependeu nem um pouquinho.
No entanto, o que fica são os momentos memoráveis:
- Fehaid Al-Deehani, 1º esportista, medalha de ouro, sem representar nenhum país;
- A queda da neozelandesa e a ajuda da americana que depois precisou também ser ajudada pela neozelandesa e esse gesto fez com que os juízes as classificassem para a final ainda que as duas não haviam obtido os tempos necessários;
- Andy Murray, tenista britânico, quando questionado sobre suas conquistas, lembrou a um jornalista da BBC as vitórias das irmãs Williams, muito anos antes dele;
- A holandesa Adelinde Cornelissen não quis arriscar a saúde de seu cavalo e abandonou a prova de adestramento;
- O fenômeno Usain Bolt que encantou e conquistou o mundo com seu talento, simpatia e carisma. E o seu depoimento: "Estou tentando ser um dos maiores, estar entre Ali e Pelé".
O que dizer do fantástico Michael Phelps?
E o que dizer da grande guerreira Marta; do time de futebol masculino; do vôlei masculino; da superação de Diego Hypólito que esperou 12 anos pelo desempenho que só veio no Rio; da superação da Rafaela Silva e de todos os nossos atletas que provaram para o Brasil que "um filho teu não foge à luta"!
Os atletas nos deram uma lição de determinação, coragem, disciplina, foco nos objetivos e superação.
Nós somos o Brasil forte, impávido, colosso e o nosso futuro espelha essa grandeza.
Nós somos o Brasil que acredita, que cai mas levanta e segue em frente com sorriso no rosto.
Quando lutamos, seguimos em frente, focados em nossos objetivos, não deixando que os obstáculos e barreiras nos façam desistir, alcançamos grandes resultados na vida.
Quem chegou em 1º hoje não é mais importante daquele que entregou o seu melhor porque amanhã pode ser que o resultado seja outro.
Com certeza, alguns atletas poderiam ter obtido resultados melhores se tivessem apoio, patrocínio... mas eles deram o melhor de si, colocaram o seu "coração" nas competições e é isso que importa.
O que eu sei é que essas Olimpíadas nos deixaram com "gostinho de quero mais"; nos deixaram extasiados e ainda mais orgulhosos de sermos brasileiros.
Eu amo meu País! Eu amo o Brasil! Tenho muito orgulho de ser brasileira!
Brasil, o mundo te conheceu e te amou!
Brasil, quero cantar-te nos meus versos..
Brasil, meu Brasil brasileiro....
Nenhum comentário:
Postar um comentário