quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Quando o "alien" quer sair...















"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio."  Provérbios 25:28

Você já percebeu como as pessoas estão sem paciência e sem controle emocional?

Você já percebeu como as pessoas fazem o que querem, falam o que querem e depois alegam que são livres...

Não têm domínio de sua língua nem de suas atitudes.

O versículo acima fala que a pessoa sem domínio próprio é como cidade destruída, sem muros. Os muros de uma cidade significavam sua proteção contra os inimigos. 

Se você não tem domínio próprio é como se sua vida estivesse desprotegida aos ataques do inimigo. 

Sabe aquele seu ponto fraco que sempre  é atingido? É por causa da falta de domínio próprio.

As pessoas são impacientes com as pequenas coisas da vida, são impacientes no trabalho, na escola, a impaciência impera também em suas casas e, inclusive nos momentos de lazer. 

São pessoas que vivem insatisfeitas e não têm paciência pra nada e nem com seu próximo.

Suas atitudes deveriam demonstrar equilíbrio, mas o que fazem é reagir de maneira hostil nos momentos de conflito ou simplesmente quando discordam delas.

Suas ações mediante às provocações são vergonhosas e agressivas.

Sabe aquele animal fofinho, calminho, sossegado em seu habitat, mas que quando acuado fica feroz e dá o bote? 

É bem assim que são essas pessoas, calminhas, fofinhas, mas pisa no calo delas pra ver, viram feras selvagens, ficam como "onças cutucadas com vara curta".

Tem um filme antigo chamado "Alien, o oitavo passageiro" onde uma criatura alienígena entra dentro da pessoa e vai crescendo até que sai de seu peito.

Fico observando o comportamento de certas pessoas em momentos de uma simples conversa em que se alguém discorda de sua opinião isso é suficiente para o "alien" sair de dentro dela e destruir tudo. São ofensas, grosserias, fala o que não devia, faz o que não devia e quando os ânimos acalmam, percebe o estrago que fez, mas por orgulho ela quer agir como se nada tivesse acontecido.

Como diz minha mãe: quem bate esquece, mas quem apanha fica com as marcas.

O que falta pra essas pessoas? Falta-lhes controle emocional, equilíbrio, Domínio Próprio.



























Já falei sobre o Domínio Próprio em um post chamado Equilíbrio Emocional: Parte 2, se você ainda não leu, vale a pena ler. Se você quer ler este post clique aqui.

Não quero falar sobre o Domínio próprio de maneira detalhada porque isso já fiz no post mencionado acima, minha intenção é chamar-lhe a atenção para uma reflexão hoje.

Reflita: Como estou agindo, estou agradando a Deus? Será que minhas atitudes refletem o domínio próprio? Será que meus atos refletem o amor de Deus?

Se você é do tipo: "bateu, levou"; "eu não levo desaforo pra casa"; falo mesmo, eu sou sincera e tantas outras atitudes semelhantes, isso só demonstra que você é imatura e não tem domínio próprio.

Ah, se nós pudêssemos aprender mais com Jesus, tudo em nossa vida seria tão diferente...

Sabe por que muitas mulheres oram por seus maridos anos e anos e eles não se convertem? Porque eles não percebem mudança nelas. Porque eles não conseguem enxergar em suas atitudes o amor que tanto pregam.

Se você é uma pessoa desequilibrada, você desequilibra também a sua família, seus filhos e seu marido e todos à sua volta.

Não permita que as ações de terceiros ditem as suas reações. 

Controle o seu temperamento forte ele não deve ser maior do que seu equilíbrio.

A única coisa que a falta de domínio próprio faz é magoar e afastar as pessoas que lhe amam.

Busque em Deus o Domínio próprio que é fruto do Espírito e pode ter certeza de que sua vida vai melhorar 100% e as pessoas do seu convívio agradecerão.

Portanto, se o "alien" quiser sair, Domínio Próprio nele!




Nenhum comentário:

Postar um comentário