É impressionante como a leitura das coisas e das pessoas diverge, dependendo do olhar que observa.
A perspectiva em relação a um fato, um acontecimento, um problema, uma situação difícil e até mesmo em relação às pessoas e inclusive a si próprio difere de pessoa para pessoa.
Quando olhamos uma obra de arte, por exemplo, há os que se impressionarão, apreciarão e acharão linda e há os que não serão tocados por ela e nem perceberão nada de especial.
Em momentos de crise tem aquelas pessoas que, dominadas pelo medo, desfalecerão não enxergando uma saída, por outro lado, existem pessoas que enfrentarão a crise com otimismo e coragem encontrando uma saída, muitas vezes até inusitada.
A visão de si mesmo e do mundo ao redor depende das impressões e idéias e muitas vezes nos deixamos moldar pelas impressões e idéias de outras pessoas e é aí que mora o perigo.
Lembro-me que quando era criança, eu e meus irmãos gostávamos muito de ler e líamos de tudo desde gibis até os livros clássicos. Nossa casa era muito simples e em nossa sala tínhamos uma estante cheia de gibis, livros e revistas que habitualmente líamos. Certo dia um tio nosso nos disse o seguinte: " Vocês deviam pegar todos esses gibis e livros e vender, afinal pra que vocês querem tantos livros com essa casa desse jeito"?
O que ele quis dizer foi o seguinte: para que nós queríamos ser cultos se éramos muito pobres? Pra que comprar tantos livros, lê-los, buscar conhecimento e continuar pobre é melhor vender fazer um dinheiro e comprar algo para a casa. Para ele a pobreza não combinava com a cultura. Ele só conseguia enxergar o momento difícil, os pobres coitados que sonhavam com um futuro melhor. Isso lhe parecia impossível porque ele só conseguia enxergar o que os olhos dele viam.
Graças a Deus não olhamos com os olhos dele, nem ouvimos com os seus ouvidos, senão hoje não seríamos o que somos nem chegaríamos onde chegamos.
Se nós tivéssemos olhado com os olhos do nosso tio, só enxergaríamos pobreza, tristeza, frustração e um futuro de derrota.
Ele não quis ser grosseiro somente não era capaz de olhar de outra forma, essa era a maneira como ele via a vida.
Mas quantas pessoas se deixam levar e contaminar pela opinião e olhar dos outros sobre sua vida.
Quantas pessoas permitem que olhares maldosos e derrotistas entrem em seu coração e contaminem sua alma e seu futuro.
Quantas pessoas dão ouvidos às palavras do mal e destroem relacionamentos, família, casamentos...
Acho incrível como as pessoas preferem acreditar em gente má, prefere acreditar no diabo do que acreditar no que Deus diz a elas todos os dias.
Deus diz: "Filha, eu sou contigo, não temas você é minha, eu cuido de você! Confia em mim eu vou abrir uma porta, eis que faço uma coisa nova que está saindo à luz! Restaurarei a sua vida e a sua família! E no que a pessoa prefere acreditar? Nas circunstâncias que parecem não ter solução, na voz do inimigo que está a todo instante dizendo que não vai dar certo...
Pára de olhar pelos olhos errados, pára de ouvir com os ouvidos errados, acredite na maneira como Deus lhe vê. Ouça o que Deus fala a seu respeito!
Não permita que os seus olhos vejam pelos olhos de outros, nem permita que os seus ouvidos ouçam pelos ouvidos de outros.
Afinal de contas o que os olhos vêem o coração sente...