quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A Mulher de Valor

Amélia que era mulher de verdade! Mulher passiva, amorosa, serviçal, submissa, resignada que compreendia tudo, aceitava tudo e não tinha a menor vaidade. Essa era a visão sobre a mulher ideal do homem do século XIX. As mulheres ficavam confinadas à esfera doméstica e só podiam sair se acompanhadas por um homem, desde muito cedo as mulheres tinham seus sentimentos sufocados, elas eram objetos de valor econômico e político, pois, não tinham sequer a liberdade de escolher seu marido cuja escolha era responsabilidade do pai que o fazia por critérios financeiros.

O movimento feminista deu vida à uma nova mulher, na atualidade observa-se que a mulher do século XXI é multifacetada e capaz de realizar tarefas simultâneas: esposa, mãe, dona-de-casa, profissional etc. Seu papel não mais se resume à procriação e nem aos afazeres domésticos, ela tornou-se uma cidadã ativa com uma nova postura na sociedade. No entanto, mesmo com todos os avanços alcançados, muitas são desvalorizadas, sofrem agressões dos seus parceiros, são abandonadas, torturadas, mortas e, ainda existem desigualdades como salários inferiores aos dos homens, desvantagens na carreira profissional, jornada excessiva de trabalho e tantas outras.

Entretanto, os dois modelos de mulher estão muito distantes da mulher idealizada e criada por Deus.

Algumas pessoas acreditam que Deus não planejou a criação da mulher, que foi uma decisão inesperada e até fazem piadas com a criação da mulher o que é muito triste de ouvir de pessoas que parecem conhecer a Deus e a sua Palavra, já que esse pensamento expressa que Deus foi surpreendido, porém como isso é possível visto que Ele é Onisciente, além desse pensamento ser totalmente antibíblico.

A mulher foi criada da costela de Adão porque Deus planejou a unidade entre homem e mulher e isso é expresso pelo próprio Adão em Gn. 2.23, quando ele diz que a mulher é osso dos seus ossos e carne da sua carne, sendo assim Eva também foi feita à imagem de Deus.

Se analisarmos o motivo da criação de Eva e o seu papel como “mãe de toda a humanidade” veremos a vital importância de sua existência e como Deus valoriza a mulher.

Em Gênesis 2:18,20 Deus fala que faria para o homem uma “auxiliadora que lhe fosse idônea” (hebr. Kenegdo, lit. “semelhante ao que estava à sua frente”) o que indica semelhança entre o homem e a mulher, mas com funções distintas. Indica também uma ajudadora que se adequa, que serve perfeitamente ao propósito que se refere; que demonstra aptidão e capacidade para ocupar determinado cargo, para realizar determinadas tarefas; alguém em quem se pode confiar.

A mulher foi feita da costela de Adão. Se estudarmos o corpo humano, vemos que as costelas são fundamentais para a realização da função vital de respiração; são também responsáveis por movimentos essenciais na inspiração; servem também de ponto de inserção de parte da musculatura relacionada a coluna vertebral; formam uma caixa de proteção para órgãos vitais como o coração, pulmão e nos deixam em pé. Inspiração e Respiração são responsáveis pela absorção de oxigênio e rejeição do gás carbônico deixando o ar passar pelos pulmões. Quando estamos em uma situação difícil costumamos dizer: respira fundo, deixe o ar entrar. Podemos então dizer que, nos momentos adversos a mulher é a inspiração que deixa o ar entrar e acalma o homem e também podemos dizer que a mulher é alguém que inspira o homem a uma capacidade criativa; encoraja-o a seguir em frente, a romper barreiras, transpor obstáculos.  Quando falamos em coluna vertebral podemos pensar na mulher como coluna, esteio, pilar, alicerce, suporte, apoio, base. E por fim, quando falamos em “caixa de proteção”, podemos dizer que a mulher representa ajuda, socorro, auxílio, abrigo, conforto, companheirismo, refúgio, amparo, o resguardar e guardar com cuidado o coração e a honra do marido e preservar o homem de problemas e aborrecimentos dos quais ela possa resolver ou administrar.

Auxiliadora é quem auxilia, ajuda, quem presta serviços com dedicação, esmero, cooperadora; administradora; ajudadora. A Palavra ajudadora é um dos sinônimos para a designação da mulher e muitas mulheres sem entenderem bem o seu papel acreditam que ser ajudadora é ser inferior quando não é. Deus se identificou como o “ajudador” de Israel em Êxodo 18.4 e Deuteronômio 33.7. Se o próprio Deus se colocou como ajudador do seu povo como podemos afirmar que essa virtude denota inferioridade? E o que dizer de Jesus que teve papel de ajudador inúmeras vezes? Portanto, se Deus me fez para ser ajudadora é isso que serei com muita alegria.

Você, Mulher de Valor, consegue entender o que Deus projetou para você? O valor imensurável que você tem pra Deus, para seu esposo, para sua família, para as pessoas que a cercam?

O modelo de mulher que devemos nos espelhar é a descrita em Provérbios 31, a mulher virtuosa. E como essa mulher nos desafia, pois é uma mulher preciosa, jóia rara, singular, de confiança, zelosa, organizada, amável, amorosa, corajosa, companheira, administradora, mulher de negócios, trabalhadora, empreendedora, generosa, caridosa, eficaz, eficiente, investidora, produtiva, além de todas essas virtudes, ainda possui beleza exterior e sabedoria interior, tudo isso porque temia ao Senhor acima de todas as coisas, por isso no versículo 10 a pergunta: Mulher virtuosa quem a achará?  

Deus é Maravilhoso e Perfeito, tudo o que Ele fez e projetou foi com perfeição e amor. Embora Eva tenha pecado e sua natureza pecaminosa nos chame à desobediência a Deus tentando nos conduzir por caminhos de ação por conta própria, Jesus resgatou na cruz a condição original da mulher, portanto, devemos ser mulheres de valor, mulheres virtuosas de acordo com o propósito de Deus, obedientes, santas e irrepreensíveis.

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”.  Efésios 1:4

Ame ao Senhor de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças.

Seja você uma Mulher de Valor!





Um comentário:

  1. Quando Deus idealizou a criação do homem,sonhou com a construção de alguém que seria à sua imagem e semelhança;
    Quando Deus criou a mulher,Deus deu sentido a esta construção,colocando nela o adorno necessário para declarar tal criação como :Perfeita.Ambos,homem e mulher:uma linda canção de amor,composta pelo criador,onde um é a letra e o outro a melodia.

    ResponderExcluir