sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Equilíbrio Emocional: Um Desafio diário para as mulheres – Parte 2


Equilíbrio Emocional / Domínio Próprio – como alcançá-lo


Antes de saber como ter Equilíbrio Emocional, entendamos o seu significado.

Equilíbrio é definido como harmonia, estabilidade, solidez, prudência, moderação, domínio próprio

Equilíbrio Emocional é o controle total sobre os pensamentos e as ações que determinam o comportamento humano. É a capacidade de enfrentar obstáculos e ter controle absoluto dos sentimentos e das reações. 

Ter equilíbrio emocional é ter clareza e domínio para sair de situações problemáticas, para lidar com as adversidades, procurando resolvê-las da melhor maneira possível, buscando meios para solucionar todo e qualquer tipo de problema de forma pacífica. 

O Equilíbrio Emocional é extremamente importante para que sejam tomadas decisões acertadas na vida pessoal, familiar, profissional, enfim em todas as esferas das relações interpessoais.

Um dos sinônimos para o Equilíbrio Emocional é o Domínio Próprio e nele quero atentar porque é mais excelente, eficiente e eficaz. 

A Bíblia mostra que o Domínio Próprio é uma das qualidades do Fruto do Espírito. Em Gálatas 5:22-25 está escrito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

O Domínio Próprio domestica nossos impulsos, domina os desejos do ego e leva à sobriedade de atitudes e decisões. Ele é vital para nossa vida e sem ele não experimentaremos grandes momentos, experiências e bênçãos de Deus.

O Domínio Próprio é difícil de alcançar, mas não impossível, requer esforço, exige tomada de decisão: “”eu quero viver de acordo com os propósitos de Deus”, requer uma vida de oração, de leitura e meditação da Bíblia, demanda vigilância e o Espírito Santo torna possível viver o domínio próprio de modo contínuo e pleno. O Fruto Domínio Próprio amadurece à medida que abrimos o coração a Deus, decidimos obedecê-lo e o praticamos diariamente.


Considerações finais:

As questões abordadas parecem básicas, singelas e batidas e realmente são, mas nunca é demais revisitar as coisas simples para entender que não é preciso uma fórmula mágica para mudar nosso dia tornando nossa vida significativa.

Nós mulheres somos muito imediatistas e impacientes e se pedimos algo para alguém queremos que seja feito já e enquanto a pessoa está pensando em se levantar para fazer o que pedimos nós vamos lá e fazemos. E aí paramos de pedir e começamos a centralizar tudo em nós e vamos acumulando coisas e mais coisas, até que sufocamos ou explodimos. Não é assim? Pratique o Domínio Próprio e não exija que as pessoas sejam iguais a você.

Embora o Domínio Próprio (Equilíbrio Emocional) seja um desafio, é possível, deixe-se guiar pelo Espírito Santo. Quem está em Cristo nova criatura é as coisas velhas passaram eis que tudo se fez novo. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Se você colocar Deus em 1º lugar em sua vida e souber gerir seu tempo, organizar as prioridades, planejar seu dia e dividir atividades, além de terminar o dia com a sensação de dever cumprido, terá mais tranquilidade para encarar os problemas e dificuldades do dia.

Lembre-se:

  • Seja uma mulher sábia que edifica a sua casa porque se você abrir mão dessa sua responsabilidade, sua família estará caminhando entre pedregulhos;
  • As ações do outro jamais devem ditar nossas reações, pois nosso exemplo é Jesus e Ele é a fonte da sabedoria, Ele nos ensina a não agirmos ou falarmos precipitadamente nem pagar o mal com o mal. Quando temos uma conduta exemplar permitimos que as pessoas vejam Cristo em nós;
  • Mantenha uma vida de oração e Leitura da Palavra de Deus;
  • Mantenha sua vida espiritual em dia;
  • Coloque as pessoas antes das coisas;
  • Cuidado com as amizades que te dão conselhos fora da Palavra de Deus;
  • O amor é ação, age em favor do outro e requer esforço. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta;
  • A vida não é fácil para ninguém, cada um tem seus problemas, portanto, tenha foco em sua vida e não na vida alheia.


A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos (Thomas Hardy).

Usando esses critérios com disciplina e eficiência, você estará pronta para classificar as atividades prioritárias; administrar seu tempo e esforços de maneira eficaz e produtiva; também será capaz de planejar e organizar seu dia e tudo mantendo o Equilíbrio, sempre colocando Deus em primeiro lugar.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. Fp 4:7 




Nenhum comentário:

Postar um comentário