sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Rejeição, uma corrente que aprisiona



















Ninguém me ama, ninguém me quer...

Você se sente só, desprezada, abandonada?

Dentro de você há um sentimento de inferioridade, uma sensação de tristeza, de não ter valor, de não ser boa o suficiente para agradar as pessoas?

Você não é a única, existem muitas mulheres que abrigam esse sentimento, chamado rejeição, em seu coração.

A rejeição faz parte da vida, assim como a perda.

Todos nós, em algum momento, já perdemos entes queridos, já fomos excluídos, perdemos um emprego, perdemos uma oportunidade de promoção no trabalho, sofremos com o término de um namoro, perdemos amizades, fomos duramente criticados, traídos, perseguidos, injustiçados, rejeitados, a questão é como reagimos nessas situações, o certo é superar e continuar a caminhada, mas muitas mulheres que sofrem com a rejeição se entregam a um sentimento destrutivo de auto piedade que é um passo para a depressão.

Sabemos que o ser humano é um ser social, e, consequentemente tem a necessidade de ser aceito, de ser aprovado, de pertencer a algo, pertencer a um grupo, a uma sociedade, a uma família, no entanto, a rejeição arrebata-lhe esse direito vital gerando um vazio em sua alma, impactando negativamente em sua autoestima, principalmente, se a rejeição acontecer na infância as marcas podem ser profundas atuando em seus comportamentos por toda a sua vida, alertam os psicólogos.

O que assistimos no cenário mundial é que as pessoas estão despreparadas para lidar com as rejeições.

Todos os dias vemos nos noticiários de TV ou lemos nos jornais, casos e mais casos de pessoas que se sentiram rejeitadas e resolveram “dar o troco” por não conseguirem aceitar a rejeição e não serem capazes de seguir em frente.

Meninos que foram rejeitados em suas escolas, retornam armados e matam seus colegas.

Mulheres são mortas por decidirem se separar de seus companheiros que não aceitam ser rejeitados.

Adolescentes que foram trocadas pelos namorados matam as atuais namoradas deles.

Esses e tantos outros casos acontecem todo dia, entretanto seja qual for o motivo, nada justifica tais atitudes cruéis, covardes e desumanas.

Mas, quero focar em você mulher cuja rejeição encontra-se enraizada de tal maneira, seja por abandono, desamparo, críticas destrutivas, traição, rompimento de relacionamentos, abusos sofridos ou qualquer outro motivo.

Quero lhe dizer que existe alguém que conhece bem o que é ser rejeitado, Em João 1:11 está escrito: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”. 

Jesus deixou o esplendor de sua glória, esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens e tudo isso por amor.

Entregou-se totalmente e incondicionalmente, no entanto foi desprezado pelo seu povo e até hoje ele é rejeitado por muitos, mas ao contrário de nós Jesus não somatizou, não ficou com mágoa, com rancor ou amargura,  em resposta a essa rejeição Ele garantiu no versículo 2 do mesmo texto: “Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber os que creem no seu nome”.

Imagine se Jesus, ao ser rejeitado, resolvesse agir como nós, estaríamos perdidos, mas Ele nos ensinou que ainda que sejamos rejeitados, a rejeição não anula o que você é, nem os propósitos de Deus para a sua vida.  
  
Quando deixamos que a rejeição faça morada em nós é porque ainda não abrimos a porta daquele “quartinho” escuro, secreto e escondido no nosso coração. É como se falássemos pra Deus: Senhor o meu coração é teu, é tua casa pode entrar, morar, mexer em tudo, quer dizer, em quase tudo, nesse quartinho escuro não, porque ele é só meu. Como podemos ser totalmente restauradas se não nos entregamos a Deus por inteiro e sem reservas? "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará” – Salmos 37:5.

Não permita que a rejeição crie raízes, pois ela irá corroer seus sonhos e os propósitos de Deus para a sua vida, assim como lhe fará uma pessoa amarga e aprisionada com correntes invisíveis.

Se você foi abandonada pelos seus pais, você não é a única, existem milhões de pessoas que foram e são abandonadas todos os dias e seguem em frente, milhares de crianças sofrem o abandono e ainda conseguem sorrir. 

Não quero dizer que você não sofreu. O abandono é algo terrível, mas é uma realidade global, contudo se você não seguir em frente e aprender com isso, nunca será uma pessoa completa. Olha o que Deus lhe diz em Salmos 27:10: “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá”. Deixe o Senhor te acolher e você jamais se sentirá rejeitada.

Se você sofreu uma desilusão amorosa, Glória a Deus! Isso mesmo, glorifique a Deus porque o Senhor afastou de você o que não era seu porque Deus tem alguém melhor para você! Isso não foi algo ruim, ao contrário, não foi uma perda, foi um livramento!

Se você foi rejeitada por amigas que você considerava muito, não se preocupe elas não eram suas amigas de verdade. Você merece amigas melhores.

Segundo os psicólogos, o sentimento de rejeição é uma ferida psicológica mais comum e recorrente nas nossas vidas, não há quem não a tenha sofrido. Ela é pior do que a dor física, pois não tem remédio.

Porém, eu lhe digo que existe sim um remédio que os psicólogos não têm acesso porque buscam a ciência desse mundo, mas há remédio sim para a rejeição. 

Em Jeremias 8:22 está a receita do remédio: “Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo? ” (Gileade era situada ao lado leste do rio Jordão e era conhecida por seus bálsamos curativos).

As trés perguntas importantes para você hoje são:

Por que sua alma está abatida e doente se há bálsamo em Gileade ? 

Por que você está sofrendo, se você conhece o remédio?

Por que você não vai ao encontro do Médico dos médicos Jesus de Nazaré? 

Que não seja por rebeldia assim como o povo de Israel o qual o profeta Jeremias direciona essa palavra.    

O que acontece com algumas pessoas é que Deus as liberta, quebra as correntes da rejeição, mas elas não sabem ser felizes, não sabem o que fazer com a felicidade, com a paz que abriga a sua alma, então vão e se acorrentam novamente alimentando esse sentimento destrutivo porque só assim essas pessoas sabem viver. Se você é uma dessas pessoas, quebre isso na sua vida hoje em nome de Jesus!

Que Deus derrame o seu bálsamo, a sua unção de cura sobre a sua vida para libertá-la dessa prisão chamada sentimento de rejeição!

Que Deus lhe abra os olhos para que veja os caminhos lindos e excelentes que Ele traçou para você e os planos perfeitos de Deus para a sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário