quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Traumas, os fantasmas do passado



















Nós não temos noção, mas é impressionante o número de pessoas que sofreram algum tipo de trauma em sua vida e permitiram que essa experiência tomasse a forma de um fantasma que as assombra constantemente e tem o poder de causar terror.

Segundo os psiquiatras, trauma psicológico refere-se às experiências emocionais dolorosas e de tal proporção, que deixam marcas profundas e duradouras na mente do indivíduo. Pode ser também definido como acontecimento traumático, experiência que causou imensa dor e sofrimento que afetam de modo significante o comportamento, pensamento e sentimentos do indivíduo que fará de tudo para não reviver ou relembrar qualquer fato ligado ao que lhe traumatizou.

Os traumas estão relacionados às situações de violência e medo que envolvem: desilusão, traição, perdas, agressões físicas, assaltos, abuso verbal, abandono, violência sexual, maus tratos, estupros e tantos outros.

O interessante é que cada pessoa compreende e reage de uma forma muito particular, o que é traumático para uma pessoa pode não ser para outra.

Algumas pessoas simplesmente superam o trauma e se tornam pessoas melhores após uma situação traumática adquirindo a capacidade de ajudar outras pessoas que sofrem o mesmo trauma.

Outras pessoas ficam com a “ferida, do trauma, aberta” e toda vez que alguma situação ou alguém toca nessa "lesão emocional", seja com palavras ou algum ato, trazem à memória os acontecimentos que lhe causaram danos.

Essas pessoas sentem mágoa e rancor o que as torna prisioneiras do passado. Algumas não perdoam porque acham que é uma maneira velada de vingança, mas não percebem que são os únicos prejudicados nessa história.

O coração delas é cheio de pensamentos e sentimentos de raiva e culpa, sensação de impotência e desamparo. Elas sentem como se tivessem culpa, como se elas fossem responsáveis pelo comportamento do outro ou como se, de alguma forma, tivessem provocado tal atitude por parte do outro. E, ainda pensam: “Eu mereço isso... “  

Entendo que os traumas deixam marcas, muitas vezes, difíceis de apagar e são como bagagens que levamos por onde vamos. Ou, ainda, que fazem parte de nós de um jeito tão íntimo que não conseguimos nos desfazer porque nos acostumamos, nos acomodamos e não somos mais capazes de viver sem essas bagagens.

Porém, essas memórias carregadas de dor podem servir como arma e ferramenta do nosso inimigo contra a nossa vida para nos destruir aos poucos.


















Não alimente esses sentimentos. É por isso, que tem muita gente dentro da igreja, nessa situação, que nunca experimentou uma vida abundante.

Jesus em João 10:10 diz: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. “

Jesus, na cruz do Calvário, tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores, Ele sofreu para que tivéssemos uma vida abundante livre desses sentimentos opressivos.

Você pode dizer: é fácil falar, você não sabe o que eu sofri...

É verdade, eu não sei o que você sofreu, o que posso lhe dizer é que eu também sofri alguns traumas na minha vida, talvez não tão dolorosos como o seu, mas tive de superar porque a vida continua, a vida não espera você se recuperar. E aí você tem duas escolhas: continuar como vítima e se esconder das possibilidades que a vida lhe oferece ou enfrentar, superar e ser alguém maior do que o trauma.

No entanto, se eu não posso entender o seu sofrimento, Jesus pode. Ele conhece melhor do que ninguém o que é sofrer.

Jesus, na cruz, não permitiu que seu sofrimento terrível e inimaginável o impedisse de cumprir sua Missão nem permitiu que seu sofrimento o tornasse uma pessoa amarga, ao contrário, na cruz Ele demostrou e é até hoje e sempre será, sem nenhuma palavra, a mais linda e perfeita expressão do Amor!

Pare de se sentir “coitadinha”, pare de se torturar com pensamentos negativos, isso não é de Deus!

O nosso inimigo quer que você acredite que nasceu para sofrer; que nunca será feliz; que ninguém te ama de verdade...E nós sabemos que ele é o pai da mentira.

Amada, você é dona da sua mente e de seus pensamentos, não deixe que eles te dominem.

Não fique remoendo as más experiências, traga à memória aquilo que te dá esperança.

Desapegue do passado. Viva o presente com qualidade, na presença de Deus e confie que o Senhor tem um futuro abençoado preparado esperando por você.

Se você diz que está em Cristo, entenda que o passado foi enterrado, você tem de viver uma nova vida, como está escrito em 2 Coríntios 5:17:  “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ”

Saia do caminho da dor e entre no caminho da Verdade, a Verdade liberta!

Entregue-se totalmente nos braços do Pai, coloque suas emoções, suas feridas nas mãos do Senhor, Ele é especialista em curar e tem o melhor remédio para você. 

Permita que o Espírito Santo cuide de você e mude o seu coração. Só assim você será restaurada, será capaz de deixar o passado para trás e seguir em frente e será capaz de perdoar quem te feriu livrando-se das algemas e fantasmas do passado que tem lhe impedido de viver uma vida plena.

E digo mais, Deus levantará você como um exemplo e instrumento para restaurar outras mulheres na mesma situação que você passou ou semelhante e que precisarão de sua ajuda.

Encerro com o versículo maravilhoso de Filipenses 3:13,14:

" Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,


Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." 




Deus a abençoe!








   




Nenhum comentário:

Postar um comentário