segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Brincar é importante para a criança


Quando eu era criança não existia celular nem tablet.

Na minha casa tinha apenas uma televisão na sala e, portanto, as programações eram divididas de maneira equilibrada e justa: meu pai assistia tudo o que ele queria, minha irmã mais velha via a novela dela e o tempo que sobrava, que não era muito, nós, as crianças, víamos desenhos ou séries de heróis que dava.

O tempo que passávamos em frente à televisão era muito pouco.

Dessa maneira, passávamos a maior parte do nosso tempo brincando. Nós inventávamos brincadeiras e brinquedos com o que se tinha à mão, a nossa criatividade era impressionante.

Não precisávamos de brinquedos sofisticados e caros, uma boneca de plástico e sem cabelo já era grande o suficiente para a brincadeira se tornar interessante para as meninas.

Para os meninos bastava uma lata de óleo velha ou uns pedaços de madeira para fazer carrinhos e o divertimento era garantido.

Nós tivemos uma infância simples, sem muitos brinquedos de loja, mas com muitos brinquedos criados por nós e com inúmeras brincadeiras divertidas e nossa infância foi muito feliz, sadia, divertida, com muita criatividade e imaginação sem precisar de celular ou tablet para isso.

Eu achava as brincadeiras de menina muito monótonas e preferia brincar com meus irmãos de futebol, pipa, bolinha de gude, essas brincadeiras eram muito mais divertidas e dinâmicas. Sim eu era maria moleque! Quem nunca? rs.

A única brincadeira que eu gostava de brincar com as meninas era queimada.

Mas será que brincar é importante para as crianças de hoje, cujo único exercício que fazem é com os dedinhos na tela de um celular, computador, tablet ou jogos eletrônicos?

Vamos voltar um pouco na história....

O psicólogo e filósofo francês Henri Wallon, o biólogo suíço Jean Piaget e o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, no final do século XIX, examinaram minunciosamente a forma como os pequeninos se relacionavam com o mundo e como produziam cultura.

Para resumir simplificadamente, a conclusão que eles chegaram, em seus estudos, é de que boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e que é dessa maneira que elas se expressam culturalmente.

A aprendizagem da criança depende tanto de afeto como de movimento também.

Enfim, as crianças precisam de afeto e movimento, precisam de brincadeiras adequadas à sua faixa etária e de relacionarem-se com outras crianças para que seu desenvolvimento seja completo.


A brincadeira também ajuda a moldar o cérebro e, nos diversos contextos, fortalece as relações socioafetivas, explorando aspectos como autocontrole, cooperação e negociação.


Ensina o respeito ao outro e a criança aprende a ouvir, a relacionar-se, aceitando as diferenças


A criança precisa brincar para se tornar adulta


É importante entender que a criança para se tornar adulta precisa brincar.

O que significa isso?

Significa que os jogos e as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento físico, mental e emocional, além de preparar a criança para enfrentar situações adversas do mundo.

Alguns pais acham que estão ajudando no aperfeiçoamento dos filhos quando os colocam para fazer inúmeras atividades como: aprender línguas, aulas de natação, balé, judô, ocupam o dia inteiro da criança, quando na verdade bastava apenas deixá-las brincar. O simples ato de brincar já é um grande aprendizado. 

Não quero dizer que é ruim a criança aprender línguas ou fazer balé, mas o dia cheio de atividades sem sobrar nenhum tempo para a criança brincar, isso sim é mal negócio.

O brincar é de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois além de desenvolver os aspectos físico, mental e emocional, como já falamos antes, é assim que ela aprende a ser adulta, o brincar é essencial para a formação da criança porque auxilia na estruturação emocional.

Na brincadeira a criança aprende a ter auto estima, a lidar com sentimento de frustração, com o medo e tantas outras experiências. Cada brincadeira traz um tipo de aprendizado enriquecedor à criança.

Quando a criança não brinca ela perde a oportunidade de aprender a ganhar e a perder sem que, tanto a perda como o ganho, seja a coisa mais importante do mundo. E esse aprendizado é vital para que se viva em equilíbrio na vida adulta, saber lidar com a frustração, ser perseverante, confiante e entender que na vida nem sempre ganharemos e isso é normal.

Certos pais não impedem que os filhos vivam essas experiências de 

Ao brincar com as outras crianças, ela entende como funciona o mundo, o que são e como funcionam as regras, que a liberdade de um termina onde começa a do outro, especialmente com os jogos em grupo.  No jogo em grupo a própria criança se avalia e ela percebe que a regra pode ser questionada, negociada, mudada, desde que se converse com os coleguinhas e eles também queiram experimentá-la de uma outra forma.

Posso dizer que a brincadeira, em suas respectivas idades, é como se fosse uma preparação, um ensaio para a vida adulta. 

Criança que não brinca quando for adulta, terá dificuldades em trabalhar em equipe e em lidar com as adversidades.

O brincar deve ser simplesmente brincar, sem compromisso, sem cobranças.

E apesar do brincar ser tão fundamental para crianças, não se restringe somente à elas. 

Em todas as fases da vida devemos brincar, por exemplo, na adolescência, existem jogos que trabalham a espontaneidade e o relacionamento com outras pessoas, na vida adulta, os pais podem participar de certas brincadeiras com os filhos o que os aproximará afetivamente, além de ser um divertimento  super saudável para todos.

A brincadeira faz a vida mais leve, faz o céu mais azul, faz das nuvens figuras, torna a mente sã, acalma o coração, aproxima as famílias e traz alegria à alma.




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