sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Assim caminha a humanidade


















No dia 14 agora, assisti uma notícia que me entristeceu muito, embora já tivesse conhecimento de uma parte dela. Famílias estariam pedindo autorização para matarem suas filhas e evitar estupro em Aleppo e também que mulheres sírias estariam cometendo suicídio antes da invasão.

"Moradores do leste da cidade síria de Aleppo estão pedindo permissão a religiosos para que pais possam matar as filhas, mulheres e irmãs antes que elas sejam capturadas e estupradas pelas forças do regime de Bashar al-Assad, da milícia libanesa do Hezbollah ou do Irã. As histórias ganham força com a reprodução nas redes sociais da carta de uma enfermeira, da área cercada da cidade, explicando por que havia escolhido o suicídio diante da possibilidade de "cair nas mãos de animais do Exército sírio" ". Esta é uma parte da notícia que foi extraída do globo.com.

Fiquei pensando no inferno que vivem essas famílias e, principalmente, as mulheres que são as vítimas "entregues aos lobos". 

Fiquei pensando em como o ser humano pode afastar-se da sua humanidade, em como o ser humano pode ser tão irracional, frio, brutal, terrível, perverso e cruel.

Fiquei pensando em como a humanidade evoluiu ao longo dos tempos e avançou em questões como tecnologia, saúde, informação, economia e tantas outras.

O ser humano é dotado de intelecto privilegiado e é capaz de melhor manipulação de seu ambiente do que outras espécies. O raciocínio, o pensamento lógico é o fator determinante que nos distingue dos demais animais. 

Nós conseguimos a manipulação do metal, mas não somos capazes de nos afastar do mal. 

A criação da imprensa permitiu que livros inteiros fossem impressos, mas não conseguimos imprimir neles nossos maiores horrores e catástrofes, nem muito menos aprender com eles. Sempre há muita "maquiagem" nas histórias contadas.

Éramos todos humanos até que o homem quis brincar de ser Deus.

Éramos todos racionais até que a irracionalidade tomou conta da humanidade.

Éramos todos seres pensantes até que nos transformamos em feras e a razão nos abandonou.

O ser racional rico em possibilidades e oportunidades, tornou-se egoísta, insensível, sedento por violência,  com desejo ardente de prejudicar e matar o seu próximo, o seu semelhante, o seu igual.

Tudo isso é consequência das escolhas feitas e, principalmente quando decide-se fazer a maldade de desprezar a Deus. 

O ser humano era perfeito, puro, inocente, vivia no paraíso e tinha comunhão com Deus até que decidiu desobedecer a Deus e pecou gravemente ferindo, com ferida de morte, toda a criação.

E até hoje o ser humano é rebelde contra Deus e quer seguir seus próprios caminhos e instintos. 

Mas tudo isso já havia sido previsto na Bíblia.

Em 2 Timóteo 3:1-5 está escrito:

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela".


O que fazer diante de um mundo tão perdido? O que fazer diante de um cenário tão devastador?

Sentar e chorar? Não se importar, se alienar? Continuar vivendo como se nada estivesse acontecendo? Se desesperar?

Não!!!! De maneira alguma!!!!

Devemos permanecer firmes com nossos valores sólidos e nosso caráter tratado.

Devemos buscar em Deus o conforto e solução para essas e tantas questões da humanidade, orando e suplicando ao nosso Pai em favor dessas pessoas.

Devemos ter coragem e fé. 

Não importam as circunstâncias do mundo, do nosso país.

Não importa a crise, a crescente violência, nossa esperança está em Jesus.

Mesmo em tempo de crise a paz guarda os nossos corações.

Como é isso? Ter paz em meio ao caos? Não sei, só sei que a paz que Jesus dá não se entende, a Palavra de Deus diz que ela excede a todo entendimento.  

Fiquemos firmados na Rocha que é Cristo.

Mesmo que a humanidade caminhe cada dia para o abismo, importa que nós caminhemos para o nosso lar celeste e levemos conosco quantos quiserem o nosso Deus.

Nós não somos daqueles que se acovardam diante das piores situações, não somos daqueles que voltam atrás, somos daqueles que tem coragem de seguir em frente confiando que o nosso Redentor vive e por fim se levantará.


"Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma". Hebreus 10: 35-39




Nenhum comentário:

Postar um comentário