Se você atingiu entre 24 a 19 respostas certas no teste do post de quarta-feira, parabéns! Isso indica que você conhece bem o seu filho.
Portanto, continue mantendo o diálogo com seu filho e continue seguindo nessa mesma direção que está dando certo.
Agora se sua pontuação foi inferior a 19 acertos, repense sobre suas atitudes em relação ao seu filho.
Quando eu e meus irmãos éramos crianças minha dizia que conhecia cada só de olhar. Ela sabia o que estávamos aprontando ou pensando em aprontar. Só de nos olhar ela sabia se estávamos com fome, tristes, doentes, alegres, arteiros entre outras coisas.
Não adiantava tentar enganá-la porque ela nos conhecia bem.
Hoje os pais pouco conversam com os filhos; a família não se reúne mais à mesa para as refeições possíveis, um filho come no quarto, o outro come na sala, o pai na cozinha e a mãe só come depois que todos terminarem de comer.
O maior companheiro de muitas crianças e adolescentes é o celular e com ele vem os yotubers que ensinam de tudo para seus filhos.
Por exemplo, tem uma yotuber famosa amada por crianças e adolescentes que é um mal exemplo. Os seus vídeos são muito ruins, didaticamente falando, ensinam comportamentos inadequados e pensamentos mesquinhos e maldosos para crianças e adolescentes. Ela até fez um filme que o nome era para ser um palavrão, mas como não era permitido ela mudou. No filme uma menina é maltratada e humilhada por outras garotas e, em dado momento a personagem dessa yotuber ensina essa menina que ela deve se vingar daquelas garotas e a menina passa a repetir os comportamentos maléficos das outras meninas que a maltratavam e que a faziam sofrer. Nesse mundo já tão conturbado e cheio de ódio, deveria ser ensinado valores éticos sólidos, o perdão devia dar lugar à vingança, o amor em lugar do ódio, a generosidade em lugar da amargura, enfim, ser uma pessoa que é maior do que esses sentimentos mesquinhos e destrutivos.
Fique de olho naquilo que seu filho está assistindo, isso pode influenciá-lo negativamente.
Alguns pais nem conhecem mais seus filhos porque além de não gastar tempo conversando e ouvindo seus filhos, ainda terceirizam a educação deles a celulares, tablets, TVs, babás, tias, avós etc.
Aí o filho tem alguma atitude gritante que assusta os pais e eles pensam: esse não é o meu filho, meu filho não faria isso, meu filho não agiria assim.....
A questão é que você se perdeu de seu filho em algum ponto, em algum momento e não se deu conta disso.
Muitos pais estão perdendo seus filhos para a rebeldia, para a falta de amor, para a falta de compreensão, para a falta de diálogo, para a solidão, para a falta de atenção, para a permissividade, para a negligência e isso tudo não está acontecendo fora dos portões da casa, os pais estão perdendo seus filhos dentro de seus lares.
Você conhece a escola do seu filho? Conhece a professora dele? Sabe quem é o melhor amigo dele? Sabe quando ele está triste? Quando ele está alegre? Você tem apoiado seu filho nos momentos em que ele precisa? Ou você está tão ocupada que nem tem tempo para prestar atenção nesses detalhes? Pois, saiba que esses detalhes fazem toda diferença.
Se os pais não conversam com seu filho como ele vai poder confiar nos pais para compartilhar suas angústias e dúvidas e até contar algo grave que acontecer com ele? Muitas crianças vítimas de assédios, abusos, violência na escola entre outras situações, sofrem caladas porque seus pais não estão presentes em suas vidas da maneira que deveriam.
Não espere "perder" seu filho para "acordar" para a vida.
Pare tudo o que está fazendo agora e pense: você tem sido uma boa mãe, um bom pai?
O seu filho pode contar com você nos momentos em que ele precisar?
Cuide de seu filho enquanto há tempo, pois chegará o tempo em que não haverá mais tempo, nada poderá trazer de volta o tempo que passou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário