Minha mãe conta que quando eu tinha 4 anos de idade, bateu no nosso portão um vendedor que sempre a importunava, então ela pediu para que, pela janela, eu falasse a ele que minha mãe não estava em casa. Mas, criança é sincera e diz o que quer, por isso eu disse àquele homem o seguinte: "moço, minha mãe tá aqui oh e me mandou dizer que não está em casa". O homem riu e foi embora. Minha mãe riu, ficou com vergonha e decidiu nunca mais fazer tal coisa porque percebeu o quão errada era tal atitude e o que aquela que parecia uma simples e inocente mentira estava me trazendo uma lição muito negativa de que mentir é certo e é legal.
E aí você olhou-se no espelho? Gostou do que viu? Porque seus filhos são o seu reflexo, a sua imagem.
Se você pensa como aquelas pessoas cujo lema é "façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço", isso não funciona na vida real. Não há veiculo mais contagioso do que o exemplo. O seu filho pode não dar ouvidos aos seus conselhos e ensinamentos, porém com toda a certeza ele abrirá bem os olhos para o seu exemplo.
Se você pai é carinhoso com sua esposa, você está ensinando a gentileza a seu filho.
Quando você briga, grita e maltrata sua esposa na frente do seu filho você está ensinando que as mulheres devem ser tratadas dessa maneira e que não devem ser respeitadas assim como em casos de crise deve resolver as coisas à base da briga e da agressividade.
Da mesma maneira, que a mãe quando desrespeita e tira a autoridade de seu marido na frente das crianças, ensina que a figura paterna não é relevante e que o respeito não vale a pena, pode mais quem grita mais.
Quando uma mulher resolve ser mãe e um homem ser pai, isso é um dos maiores atos de coragem que um ser humano pode ter. Você decide dedicar-se a alguém de forma incondicional, você passa a conviver com a incerteza de estar fazendo o certo, a incerteza do amanhã, convive com o medo de perder, de errar, de sofrer, de não ser ou fazer o que seu filho precisa, enfim são tantas questões que envolvem a vida dos pais que nada é fácil e simples.
Afinal de contas, a família tem papel de suma importância na formação emocional dos filhos, a responsabilidade dos pais é muito grande.
Sabemos que os pais são modelos para seus filhos, por isso que nos tempos atuais vemos tantas crianças com comportamentos inadequados e reprováveis porque os pais deixaram de ser exemplos para os filhos já que podemos perceber que a conduta de muitos pais é reprovada.
As crianças são muito observadoras, copiam os pais em tudo e aprendem pelo exemplo, por isso quando você mente para seu filho ou faz uma promessa e não cumpre, ensina a seu filho que mentir é certo.
Em muitos casos os exemplos que os meninos seguem é de alguma celebridade da TV ou da internet, um vizinho, um amigo, alguém de fora já que ele não tem pai ou seu pai é ausente, portanto se essa "celebridade" tiver comportamentos inadequados, o que geralmente acontece, esse é o exemplo que a criança vai seguir. Hoje temos muitas mães criando seus filhos sozinhas e a figura paterna é essencial na formação da criança, principalmente do menino.
Olhe novamente no espelho! Pensando bem você não é o pai ou a mãe ideal para seu filho? Seus exemplos estão deixando a desejar? Sua imagem está desgastada?
Ainda dá tempo, mude sua postura, mude suas atitudes, mude seus hábitos.
Seja um modelo para seu filho, mas um modelo real, possível, nada de super homem, de perfeição, de alienígena, de ser imaginário.
Seu filho precisa aprender lições aplicáveis para a vida em sociedade, ele precisa entender que vive em um mundo real de pessoas reais e falíveis, as pessoas erram, se frustram, ouvem não, choram, riem, sofrem, mas sempre firmadas em princípios caros e inegociáveis.
Quando eu digo que os filhos são o reflexo dos pais devemos compreender que cada um tem sua personalidade, suas escolhas e, por isso os pais não devem depositar suas expectativas pessoais e seus sonhos na vida do filho, muitos pais querem se realizar nos filhos e isso é terrível porque seu filho não é você nem muito menos um clone seu, ele tem vontade própria, vida própria, sonhos, planos, enfim ele é um ser autônomo e se não for respeitado será frustrado para o resto da vida, ele precisa da sua orientação, de seus ensinamentos e da sua correção, não da suas imposições autoritárias e desmedidas.
As virtudes e valores dos pais são revelados na educação dos filhos. Uma base sólida de valores éticos e estéticos, carinho, respeito, diálogo, ensinamentos, conduta exemplar e a imposição de limites formam adultos e cidadãos preparados para a vida, preparados emocionalmente para enfrentar a vida e respeitar o próximo.
E olha que para uma educação primorosa não é preciso levantar a voz (bons entendedores entenderão rs).