quarta-feira, 11 de maio de 2016

Bora Viajar? Gramado - Castelinho Caracol/Canela



Continuando os posts sobre a minha viagem à Gramado...


O Castelinho Caracol - a história


O Castelinho Caracol, uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no início do Século XX, entre 1913 e 1915, por Pedro Carlos Franzen casado com Luiza Sommer. 
O casal teve seis filhos: Fernando, Alfredo, Cora e Ivone nascidos no Caracol , Irene a mais velha, que permaneceu no Castelinho e Anita, ambas nascidas em Sesmaria Machado.
A residência foi construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. 
A madeira recebeu um tratamento de imersão, durante 6 meses, na água do Arroio Caracol; tratamento biológico para, após, ser serrada e seca naturalmente, na sombra, para se tornar duradoura.
Depois disto foi trabalhada, cortada de acordo a servir a construção da residência, em forma de um pequeno Castelo. 
Com dezoito ambientes, no primeiro pavimento encontram-se quartos, sala de jantar, sala de música, o banheiro e a cozinha. 
No segundo pavimento o destaque fica para o quarto de costura, onde as filhas de Pedro e Luiza Franzem faziam os vestidos, costuravam as capas das cobertas de pena. 
As penas para a confecção de travesseiros e cobertas secavam na torre, também no pavimento superior, onde se tem uma vista de 180º para o vasto verde do entorno. 
Castelinho Caracol, preserva móveis e utensílios da época de seus moradores, as paredes intactas, mesmo com o passar do tempo - quase um século! - mostram que a construção é resultado de técnica, conhecimento e beleza.



A opinião de quem viu de pertinho















Amei o Castelinho Caracol, esse passeio valeu demais!
É impressionante a forma como a residência foi construída, a beleza e a conservação da casa também impressionam, assim como dos móveis e de toda a estrutura da casa e dos anexos.

Você sente como se tivesse voltado no tempo.


Uma curiosidade: "As Filhas do Fogo", um filme brasileiro de 1978, do gênero suspense, dirigido por Walter Hugo Khouri, foi filmado no Castelinho Caracol. 



























O Castelinho Caracol é uma parte importante da história de Canela que vale a pena conhecer e conferir de perto.



Vejam as fotos:


    FRENTE DO CASTELINHO CARACOL



   PLACA COM AS INFORMAÇÕES DA CASA



    PLACA






QUARTO DO CASAL


QUARTO DE COSTURA




    JANELA 





QUARTO DE UMA DAS FILHAS





BANHEIRO


QUARTO DE COSTURA E BERÇO DE BEBÊ






JANELA E MESINHA COM LAMPIÕES



LAMPIÕES





PENTEADEIRA





   MÁQUINAS DE COSTURA




















SACADA 





  ÁREA EXTERNA 




SALA DE MÚSICA


Gente, só me desculpem se as fotos não ficaram tão boas, mas nós não podíamos entrar nos ambientes para tirar foto mais de perto só podíamos ficar na porta desses cômodos.

O que vale é a intenção né? rs

Espero que vocês tenham apreciado. 

Ah, sexta-feira será o último post sobre a viagem, não deixem de acompanhar, ok?

Até lá!

bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário