sexta-feira, 6 de maio de 2016

Bora Viajar? Gramado - Vinícola Jolimont / Canela


Idealizada por um Francês estabelecido na região em 1948, a Vitivinícola Jolimont é uma das pioneiras no Estado na produção de vinhos finos e artesanais.
Os 27 hectares cultivados estão a 830 metros de altitude, em solos pedregosos e profundos, com uma exposição geográfica privilegiada, do nascente do sol, com incidência de raios solares nas primeiras horas da manhã, até o pôr-do-sol, o que favorece a maturação homogênea dos frutos.
As baixas temperaturas durante o inverno são fundamentais às videiras no período de dormência. As condições meteorológicas do Vale do Morro Calçado exercem influência sobre a produção e a qualidade da uva, em todos os períodos fenológicos da videira, desde o repouso vegetativo, que ocorre durante o inverno, na brotação, floração, frutificação e crescimento das bagas, em meio ao clima ameno da primavera, em sua maturação provinda do calor do verão, até a queda das folhas ocorrida na estação do outono.
Essas condições climáticas, aliadas à topografia montanhosa e ao excelente estado do solo, permitem a maturação perfeita dos frutos, formando o Terroir ideal: um conjunto de fatores que contribui para a elaboração de um vinho raro, de personalidade única. Mais que isso, desse Terroir do Vale do Morro Calçado nasce o segredo da identidade de um vinho nobre, de sensação inexplicável, revelado somente no paladar.
Com a qualidade superior das uvas colhidas e a quantidade limitada de garrafas por safra, a Jolimont se coloca em um grupo seleto, que elabora vinhos artesanais genuínos, puros e de qualidade internacional.

    Frente da Vinícola ( Eu, Mãe e Irmão)












Entrada


    Barris


Barris


  Local de Degustação



Mesa 


  Lado Externo



Para os amantes de vinho esse é o lugar ideal, você pode degustar os vinhos para escolher qual comprar, caso queira. 
Nós visitamos o interior da vinícola acompanhados de um enólogo que além de nos falar sobre a história da vinícola, apresenta vários tipos de vinhos como os secos, suaves, tintos, brancos, rosés e também espumantes e sucos de uva, nos explicando as combinações para os tipos de vinho e os pratos que devem acompanhar cada vinho.
São vinhos de alta qualidade e reconhecidos internacionalmente.
Infelizmente quando visitamos a vinícola não era época de frutos, as parreiras estavam "peladinhas" rs. Se você quiser ver as parreiras carregadas venha no início do ano, no verão, que é a época delas ficarem carregadas de uvas.
Mesmo para quem não curte bebidas o lugar vale a pena ser visitado, pela história e pela vista maravilhosa.
A vista vale muito a pena, o lugar é lindo!
Uma extensão de área verde enorme e o ar puríssimo.
Até amanhã!
bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário